Rafaela Navas

SATURNO

Eu me perdi em sua órbita

Você é saturno

E eu estou perdida

Você é o universo inteiro

Estamos em órbita o tempo inteiro

Navegando pelos anéis de saturno

Eu me perdi em sua órbita

Me jogaram ao espaço

Agora estou navegando em sua órbita

Você é saturno

Sou poeira cósmica

Perdida em sua órbita saturno

Estou brilhando para você

Olhe para mim

Estou brilhando para você

Eu me perdi em sua órbita

Você é saturno

Estou fazendo chover pedras

E você não liga

Você é o universo inteiro

E eu sou apenas poeira

Eu estava perdida

Mas agora estamos em órbita saturno.



O Livro

“Se o Universo Falasse'' é um acervo de 80 poemas da autoria de Rafaela Navas. Nele encontramos poemas sobre amor, amizade, solidão, aprendizado, a sociedade e etc. O livro conta com bastantes metáforas sobre o universo, o primeiro bloco de dez poemas compõe o sistema solar começando pelo sol e a lua e terminando em Plutão.

A frase “Se o Universo Falasse” é uma metáfora para todas as coisas que a autora gostaria de falar e não consegue, e de quando tem alguma dúvida ou questionamento se pergunta. Se o universo pudesse falar o que ele falaria? Às vezes nem ela mesma consegue responder, portanto muitas pessoas dizem que tudo que fazemos de mal ou de bom para as pessoas o universo devolve para nós mesmos.

E isso nos faz pensar, será que isso conforta as pessoas ou a assustam? Já que tudo que jogamos para o universo volta exclusivamente para nós. Para a autora isso a conforta.

Além de muitos poemas que falam sobre amor, na qual a autora confessou que é uma amante de romances clichês e frases cômicas. “Eu amo todo o tipo de obra sobre amor. E para mim o amor e o sentimento mais intenso que podemos sentir e que há mais de mil maneiras de amar, seja esse o amor de pai, de mãe, irmão, irmã, amigo, de namorado, noivo, marido, de colegas, amantes... enfim a tantas maneiras de amar alguém que não sou capaz de descrever.“ Disse a autora Rafaela Navas.