Paula Valéria Andrade

VICIOS URBANOS – HUMANOS

peixe no aquário
pássaro na gaiola
nem o céu,
nem o mar,
Cabem enquadrados.


A retina escuta

A retina escuta | a força bruta.
Ruptura | liberta da agrura, da ditadura






Poeta, escritora, professora, artista audiovisual, diretora de arte e criação.

Publicou mais de 20 livros, sendo de: poesia, arte-educação, didáticos, antologias, prosas e livros infantis. Conquistou prêmios literários em: Portugal, Itália, Alemanha, EUA-NY, e no Brasil: Jabuti, UBE e APCA. 


Foi "Menção Honrosa Poesia” 2016, na FALARJ (*). Em 2017, foi júri do Prêmio São Paulo de Literatura. É laureada - Casa França-Brasil - pela APALA- RJ, 2018. Em 2019, foi poeta convidada a representar o Brasil no 15º FIPQ | Festival Internacional de Poesia de Quetzaltenango na Guatemala”. Ainda em 2019, palestrou a convite da FLIB | Feira Literária de Bonito | MS, sobre sua poesia e a idealização do coletivo “Feminino Infinito” que criou, é curadora e organiza a quatro anos em São Paulo, com mais de 150 mulheres poetas e artistas de todo o Brasil. Em 2020, participou novamente como poeta na edição 16º FIPQ – Guatemala, em versão digital. Colaborou em 2019/2020 e em 2021 como poeta brasileira e tradutora convidada, na Revista Francesa “Passereles Extra-Muros - Revue ENTRE DEUX RIVES” Paris nº17 e nº18.  Em 2020, foi poeta convidada da Feira Literária de Campina Grande, PA. No mesmo ano, ganhou o concurso internacional britânico e publicou seu poema PANDEMIC PORTRAITS no “Positive Images Peace Festival Poetry 2020 ”, Coventry -UK.  Selecionada a integrar o “Dossiê Poetas Contemporâneas do Brasil” com 34 poetas brasileiras, publicado pela P-o-e-s-i-a.Org em parceria com a Unicamp e enviado as Universidades de Harvard, Princeton, NYU, Sorbonne, University of Zurich e Portugal, em 2021. É selecionada como poeta e articuladora do “Mulherio das Letras Portugal”, no Brasil, para eventos e publicações.

Recentes livros de poesia: “Amores, líquidos e cenas”, da Ed. Laranja Original, 2018, e “A Pandemia da Invisibilidade do Ser” 2019 - Prêmio Guarulhos de Literatura – Livro do Ano – 2º lugar | 2020. Contemplada (3º lugar) no Prêmio Proac-SP 2020 - livro “O Novo no Ovo” - um desdobramento digital de poesia transmidia, de e-book, áudio livro e vídeo book - a ser lançado em setembro/2021 na Casa das Rosas em São Paulo. [ (*) Federação das Academias de Literatura e Artes do Rio de Janeiro]


BREVE ENTREVISTA COM A AUTORA