Apresentação

Juntos e conscientes, construiremos


A nossa história é delineada por avanços e retrocessos, ao decorrer de muita luta, passagens e mudanças históricas, enfrentamos diversos obstáculos para obtermos nossa participação política de forma justa e igualitária. Desde o princípio, enfretamos alguns desafios e restrições na tentativa de termos o direito, o acesso e a liberdade ao voto. 


Analisando a nossa linha do tempo, nos deparamos com a existência do voto de cabresto, que se contradiz, no próprio conceito, pois não tem como o voto que é a representação e a realização plena da democracia estar relacionado com a ideia contida no conceito cabresto  – “mordaça ou freio”. 


Mais adiante, o regime violento que acompanhava o voto de cabresto ou voto em aberto teve seu fim com a Revolução de 1930 e sendo assim, passamos a ter o voto secreto. No entanto, hoje a vontade do eleitor é atravessada ou até mesmo violada por meios de manipulação, como temos o “voto de cajado” em que líderes religiosos “impõem” aos seus fiéis candidatos da igreja.


Em contrapartida, a este ignominioso cenário temos os avanços e as conquistas do espaço feminino adquirindo seus direitos e deveres de votarem e de serem votadas. Portanto, vale ressaltar, que seu voto tem o poder de fazer o país e construir um vigoroso alicerce para as futuras gerações, em que nossos netos e bisnetos, irão usufruir de nossas escolhas feitas hoje através do voto consciente, da escolha consciente, da política consciente, do seu papel como cidadão consciente. 


Juntos e conscientes de nossas escolhas não construiremos uma sociedade utópica, mas podemos sim, através do nosso voto consciente, deixarmos a nossa marca, a nossa luta, a nossa tentativa de melhoras e de sobrevivência para a nossa contemporaneidade e para as gerações seguintes, constituindo uma sociedade mais justa e igualitária, e com o auxílio desta antologia poética, encontramos os registros de amparo, luta e resistência de que não estamos sozinhos nessa peleja. 


Géssica Menino

Escritora, poeta e mãe do Christopher

Autora do livro As Laranjas de Alice Mazela.